Ciência ou conhecimento no desenvolvimento da vacinação (difteria pertusa tétano=DPTa) e toxoides tetânicos (TT) em Timor-Leste.
Research Article
Abstract views: 236 / PDF downloads: 58
DOI:
https://doi.org/10.58372/2835-6276.1087Keywords:
Administração de Vacinação, Difteria Pertusa Tétano (DPTa) , Toxoides Tetânicos (TT)Abstract
Introdução: Vacinação difteria pertusas tétano (DPTa) e tétanos toxoide (TT) como uma imunização ajuda todas pessoas no mundo inclui nação de Timor-Leste para ajudar de elevar a imunidade de pessoas para que luta contra invasão do vírus para não a atacar do corpo humano com o microrganismo. A saúde timorense no sistema de saúde para se procurar por um modelo claro de trabalho no Plano Estratégico Nacional Setor de Saúde (PENSS 2011-2030), é o ponto principal de todos níveis setoriais em especial setor saúde e educação no desenvolvimento de sustentabilidade do país.
Objetivos: Caracteriza a entendimento da multidão e profissionais de saúde sobre a vacinação difteria pertusas tétano e toxoides tétanos de Timor-Leste.
Métodos: Este é um método qualitativo e quantitativo tipo descritivo, incluindo as observações, e recolhimento de dados ou informação. População de estudo foi realizada entre profissionais de saúde e as pessoas ou mãe e pai de crianças, de quem veio aos centros de saúde, nível de posto de saúde centro de saúde e hospitais nos municípios, para acompanhar os seus bebês e gravidas para vacina, de acordo com a atual esquema de vacinação em Timor-Leste, na prática de implementação continuada.
Resultados de discussão; Métodos de quantitativo aplicável de vacinação em número (n=185:54%) da população de Timorense e profissionais de saúde (n=76:46%) no total (n=261:100%) de acordo com o resultado de investigação, 2023.
Conclusão: Apresentados contribuiriam e ajudaram para o desenvolvimento de vacinação difteria pertusas tétano (DPTa), toxoides tétanos na administração e gestão de implementação em Timor-Leste refere-se ao contexto ideal, especialmente na prevenção de doenças infeciosas por prática de implementação de vacinação na comunidade de Timor-Leste (Gomes, L & Tilman CB, 2023).
References
Afonseca S.G.G.B. (2011). Boas práticas em vacinação: relatório (Doutoral Dissertativo).
Bean, S.J. (2011) Emerging and continuing trends perception in vaccine opposition website content vaccine 29 p 1874-1880.
Braga II (2012) Assistência, Saúde Pública e Práticas de Medicina e Vacina em Portugal. Lisboa Editora.
Briz, T. (2015) «Saúde, Saúde Pública e os fatores determinantes em saúde-nos fios do tempo».
BDCV. Documentos Governamentais, (2012). Oportunidades para os recém-nascidos.
Cabral C. e Pita JR, Ceeis 20 (2015) Cinquenta Anos de Programa Nacional de Vacinação em Portugal.
Centers of Disease Control and Prevention of Vaccine (2015) http://www.cdc.gov/eval/framework
Cooper, L.Z., Larson H.J. (2018). Protecting public trust in immunization.
Federação Europeia da Indústria Farmacêutica – FEIF (2016). Vacinação Uma Realidade de Sucesso.
Feliciano, João (2012). A vacinação e a sua história de sucesso. http://www.dgs.pt.
Fortin, F (2014). O processo de investigação em saúde. Lusodidacta Portugal.
Ética em Imunizações. (2015). http://www.bioetica.org.br.
Genebra. Organização Mundial de Saúde (2018). A Vacinação e Proteção. Disponível em http://www.who.int/vaccine.end
Institute of Medicine (2014). Immunization Safety Review: Vaccine and autism, Washington; DC. http://www.imm.saf.ev.com
Ministério da Saúde de Timor-Leste. (2016). Disponível em http://www.gov.tl./portal/relatório. A cobertura imunização pentavalente, tétano toxoide e difteria pertusa tétano. Acesso 24-02-23.
Public Health England. Immunization against infectious disease: Immunity and how vaccines work: the green book (2016) http://www.gov.uk/government/publications/immunity-and-how-vaccine-work.com
Shetty. P. (2010). Expert concerned about vaccination backblast perception, Lancet, 375, 970-974.
Spier, R. E. (2015). Perception of risk of vaccine adverse event: a historical perspective vaccine vol 20.
UK Guidance on Best Practice in Vaccine Administration: http://www.rcn.or.uk/data.asscet.com
The Advisory Committee on Immunization Practices (2016). Principles of vaccination. MMWR 55-60, http://www.advisorycommitteimmunizationpractices/en.
Tilman CB et al (2020). The Perception of Population and Health Professionals regarding the National Immunization Program of Timor-Leste, http://www.imedpub.com
Tilman CB et al (2023). The evaluation of the epidemiological point of view to the development of measles vaccination in Timor-Leste http://www.ajmcrr.com
WHO. (2015). Immunization surveillances, assessment and monitoring. Maternal and Neonatal Tetanus, http://www.who.int/immunization-monitoring/disease/MNT-initiative/enindex.htm.
WHO. Corona Virus Approach of Process Immunization and Preventive in Geneva, http://www.who.int/covid 19 on immunization program monitoring and evaluations on the weekly report on (November 15,2021).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 American Journal of Medical and Clinical Research & Reviews
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.