O Ensino da Língua Portuguesa no Contexto Multilingue de Escolar em Timor-Leste no Progresso e Desenvolvimento Sustentavel (2025)
Research Article


DOI:
https://doi.org/10.58372/2835-6276.1289Keywords:
Sistema Educativo de Timor-Leste, Educação Multilingues , Currículo Língua PortuguesaAbstract
Introdução: Este estudo quê pretenderá de analisar o processo de ensino a língua portuguesa é no contexto de Sistema de Educativo em Timor-Leste desde a sua presença na introdução pelos Missionários através da Evangelização e, sobretudo, da sua embrionário inicialmente no sistema de educativo timorenses para articulação com diversos serviços de apoio línguas nacionais, de modo a permitir a consolidação da identidade de linguística e sociocultural de Timor-Leste, através de melhores conhecimentos da língua portuguesa e tradições multilingues. É ainda nosso intuito de analisar as abordagens didática apostar em prática de comunicação no referido sistema educação de sustentabilidade no país.
Os objetivos de Pesquisa: Inicialmente para capacitar os educadores de formação que adquirem à mínima diferença entre estudar e aprender a língua portuguesa para poderem lecionar nos referidos níveis do ensino básico, conforme combinado a crescer no seu desenvolvimento de sucesso do ensino depende em grande parte, da sua competência linguístico social e cultural.
Enquadramento Teórico: Para responder às suas questões e ter consideração, não só a política linguística nacional, mas também com o projeto de educação multilingues baseada em língua maternas, a introduziram no início da escolaridade básica. Este programa foi financiado pela UNESCO esta em funcionamento em três municípios do país designado por experimental, sobre a designação de Ensino Piloto. No tempo de a resistência marcar uma identidade única na defesa, integrando o período mais crítico do país de 24 anos ocupação militar indonésio, estar entre ser uma língua escondido a realidade de resistência do povo de Timor-Leste. A língua portuguesa no sistema educativo do período de independência total e na formação de quadro técnico de ensino e aprendizagens tal como novos programas de diferentes perspetivas de política linguística e de política educativa muito importante citado por (Fonseca S. & Tilman CB., 2025).
Metodologia de Pesquisa: Este estudo em que procurámos de saber explorarem e explicar os mecanismos utilizados para responder as nossas questões e dúvidas de investigação, procedendo depois a analisar na discussão a disponibilidade relativamente da língua portuguesa em Timor-Leste.
Resultado de Discussão: No contexto de multilingue em Timor-Leste, as principais razões para a entrada sobre a existência da Ilha Insularidade de Timor constam de referências sucintas nas literaturas chinesa, árabe e javanesa mostram que têm a interligações do processo de mudanças. Na perspetiva da literatura mais antiga no que diz respeito ao comércio do sândalo repetindo-se os textos quase literalmente uns nos outros, até finais do século XVI, altura em começou a noticiar a presença portuguesa na Ilha de Timor aliás Timor-Leste. Timor não estava isolado do mundo, pelos contrários no sudeste asiático e pacífico entre dois países gigantesco Indonésia e Austrália em termo socioeconómico segundo (Durand, 2015; citado por Fonseca S. & Tilman CB., 2025).
Conclusão: Chegámos finalmente ao termo da trajetória que delineamento em torno do estudo da língua portuguesa no sistema de educação de Timor-Leste desde a sua introdução no século XV pelos missionários até na atualidade formação e do contributo do seu contacto com às línguas timorenses para a construção e consolidação de identidade sociolinguística e cultural Timor-Leste citado por (Fonseca S. & Tilman CB., 2025).
References
ALBUQUERQUE, D. B. Contribuições de Timor Leste à Linguística. MS. 2018.
ALKATIRI, M., Timor Leste. O Caminho do Desenvolvimento. Os Primeiros Anos de Governação. Lisboa: Lidell, 2019.
ALMEIDA, Nuno C., Língua Portuguesa em Timor-Leste, Ensino e Cidadania, Liddell: Edições Técnicas Lda, 2014.
ALVES, S. B. O tétum-praça e a construção da identidade de Timor Lorosae. UnB: Dissertação de Mestrado, 2015.
AMADO, J., & BOAVIDA, J., Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspetivas, Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1ª Edição, março 2016.
ANÓNIMO, «Estudo antropológico do indígena de Timor», in: Boletim da Agência Geral das Colónias, ano 5, nº 54, Lisboa, 1929: 149-151.
AZEVEDO, J. Gonçalo & ROSA, M. Dias, Timor: Breve Resenha Histórico-Cultural, Lisboa: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, 2002.
BARATA, Filipe J. F. Themudo, «Timor, esse desconhecido»: Estudos Políticos e Sociais. N. º3, Vol. II, 2013: 659-698.
BARDIN, L., Análise de Conteúdo, Edição Revista e Atualizada: Edições 70 Lda., 2014.
BAXTER, A., «Notes on the creole Portuguese of Bidau, East Timor», in Journal of Pidgin and Creole Linguistics, nº 8, 2010: 1-48.
BELO, Carlos F. X., «A comunicação social em Timor Lorosae: a respeito das bodas de Ouro de SEARA», in Seara – Boletim Eclesiástico de Timor Oriental, número especial, 1999.
BESSA, António M., (cord.), Timor-Leste em Mudança. Ensaios sobre a Administração Pública e Local, Lisboa: Instituto do Oriente, 2014.
BOLINA, M., «Timor e a Língua Portuguesa no seu Projeto Educativo»: Revista Lusófona de Educação, 2015, 6: 179 - 183.
CAPELL, A (1943/1944), «People and languages of Timor», in Oceania, vol. 14, nº 3 (pp.191-219), nº 4 (pp.311-337); vol 15 (1944/1945), nº 5: 19- 48.
CASTRO, Alberto O. de a Ilha Verde e Vermelha de Timor, 5ª edição. Agência Geral das Colónias: Edições Cotovia, Lda, Lisboa,2016.
GUNN, G., Timor Lorosae. 500 Anos. Macau: Livros do Oriente, 2019.
LOURENÇO, Soraia V. M. F., Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa: FLUL, 2018.
LOURENÇO, Soraia V. M. F., Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa: FLUL, 2018.
MARCOS, A., Timor timorense: com suas línguas, literaturas e lusofonia, Lisboa: Edição Colibri, 2015.
Ministério da Educação de Timor-Leste - 2011: Plano Estratégico Nacional da Educação 2011 – 2030.
PEREIRA, Sílvia N., «Alfabetização em Timor-Leste: um desafio para o desenvolvimento local» in Timor-Leste em mudança. Ensaios sobre a Administração Pública e Local. (Coord.) António Marques Bessa. Lisboa: Instituto do Oriente, 2014.
SILVA, M., Complexidade da Formação de Professores: saberes teóricos e saberes práticos, São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, 114 ISBN 978-85-98605-97-5: 114 - 120.
SOARES, Lúcia Maria M. C. V. P., Línguas em Timor-Leste: que gestão escolar do plurilinguismo? Tese de doutoramento em Didática e Formação, Departamento de Educação: Universidade de Aveiro, 2014.
TEODORO, A., Globalização e Educação. Políticas Educacionais e Novos Modos de Governação: Edições Afrontamento, Lda. Porto, 2013.
TUCKMAN, B., Manual de Investigação em Educação (3ª ed.), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 American Journal of Medical and Clinical Research & Reviews

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.